PT | EN
Histria
A Energaia - Agência de Energia do Sul da Área Metropolitana do Porto surgiu no seguimento da aprovação de uma candidatura submetida à CCDR-N no âmbito do concurso para a Promoção e Desenvolvimento da Rede Territorial de Agências de Energia, vindo desta forma dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Energaia como Agência Municipal de Energia de Gaia constituída em 1999.
 
Em 1999, a Energaia - Agência Municipal de Energia de Gaia foi criada por iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, ao abrigo de um contrato com o Programa SAVE II da Comissão Europeia, que apoiava a criação e o funcionamento deste tipo de organizações durante três anos. No âmbito desse acordo, a Energaia teve como parceiros de contrato as Agências de Vercelli (Itália) e Valência (Espanha).
 
Durante a primeira década de existência, a Energaia focou a sua atividade no Município de Gaia, tendo contribuído para o seu desenvolvimento sustentável através de projetos e políticas na área da Utilização Racional de Energia e Sustentabilidade.
 
Com o alargamento territorial a seis Municípios: Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Espinho, São João da Madeira e Vale de Cambra, a Energaia enfrenta um novo desafio, o de contribuir para a sustentablidade e competitividade dos territórios aumentando assim a qualidade de vida dos seus cidadãos. 
Av. Manuel Violas, 476 Sala 23 4410-137 So Flix da Marinha PORTUGAL tel.: +351 22 374 72 50 fax: +351 22 374 72 59 email: energaia@energaia.pt